Ama Sc
Sistema de Busca Interno

Pesquisadores da USP apresentam caminhão que dispensa motorista

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos desenvolveram um caminhão que não precisa de motorista. O protótipo, primeiro do gênero criado no Brasil, já passou por todos os testes e foi apresentado no campus II da instituição.

O veículo pode ser dirigido de forma autônoma e o motorista fica livre para fazer outras atividades enquanto transporta a carga, explicou Valdir Grassi Junior, pesquisador da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). “Outra aplicação é em ambientes confinados, por exemplo, um pátio de carga e descarga”.

O caminhão funciona com a ajuda de sensores. Na frente dele, foram instalados radares e câmeras para detectar os obstáculos e, juntos, eles conseguem estimar a distância e a forma dos objetos mesmo à noite, debaixo de chuva forte ou neblina intensa.

Também foram inseridas antenas de GPS de alta precisão que informam a posição exata e a orientação do caminhão, evitando que ele ultrapasse as faixas e invada a pista contrária.

Dentro da cabine, foram feitas modificações elétricas e mecânicas para que o sistema possa controlar sozinho o freio, o acelerador e o volante. Tudo é comandado por um programa de computador capaz de interpretar as informações recebidas e tomar a decisão de como agir.

“Obtém informação dos sensores e ele tem que tomar uma decisão muito rápida de quantos graus ele deve virar o volante e de quanto ele deve acelerar ou frear”, disse Denis Wolf, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).

Convidado para testar o protótipo, o caminhoneiro Djonatha Junckes aprovou a ideia. “No começo, você fica meio instável, sem saber qual vai ser a reação do caminhão. Mas depois vê que o sistema é totalmente confiável e vem para trazer mais conforto e mais segurança para o motorista”.

Fonte: Ambiente Brasil

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br