Ama Sc
Sistema de Busca Interno

EUA acreditam em assinatura de acordos ?ambiciosos? na Cúpula do Clima

O governo dos Estados Unidos acredita que a Cúpula do Clima (COP 21), que será realizada em dezembro em Paris, terminará com “acordos ambiciosos” e gerará uma agenda de trabalho a longo prazo, disse na sexta-feira a secretária de Interior, Sally Jewell.

“Vamos nos reunir pela primeira vez para fazer um pacto ambiental que envolva acordos ambiciosos para reduzir a poluição, expandir o crescimento da energia limpa e estimular a conservação”, disse Jewell durante a inauguração da Cúpula Ministerial do Grupo de Observações da Terra (GEO) no México.

Jewell destacou a importância do Acordo Global que se espera conseguir na COP21, de modo a focar em avanços nos objetivos das nações, no planejamento a longo prazo para “fornecer” incentivos na redução de emissões e no financiamento e suporte técnico “dos países mais vulneráveis”.

“Não há uma solução mágica para a mudança climática, mas estamos trabalhando conjuntamente em Paris para lutar contra este impacto”, analisou.

No discurso inaugural, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, Rafael Pacchiano, explicou que o país impulsionará na COP21 a inclusão de um sistema de alarme antecipado para a prevenção de desastres naturais, de modo que os países possam “enfrentar os impactos da mudança climática”.

“O México quer assumir uma posição de liderança, gerar consenso e insistir que é possível chegar ao acordo que tanto necessitamos. Não podemos continuar esperando o que vai acontecer em Paris no fim do ano”, disse.

Para a diretora-executiva da Agência Mexicana para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Chancelaria mexicana, María Eugenia Casar, a assinatura de “acordos substantivos” na cúpula permite superar “os desafios da mudança climática”.

A GEO foi fundada em 2005 e é composta por 100 membros, inclusive a Comissão Europeia e 87 organizações. Os objetivos da cúpula são melhorar os sistemas de observação do mundo para proporcionar aos responsáveis políticos e cientistas informação certeira e útil para a melhor tomada de decisões sobre questões que afetam o planeta.

Fonte: Ambiente Brasil

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br