Ama Sc
Sistema de Busca Interno

Esboço de acordo climático deve ser mais curto e claro, diz diplomata

Os ministros que estão trabalhando em um novo acordo da Organização das Nações Unidas (ONU) para lidar com a mudança climática, que deve ser firmado em dezembro, precisam de um texto mais curto e mais administrável do que o rascunho atual para negociar, disse um diplomata envolvido nas negociações, após conversas informais em Paris.

“Precisa ser algo que as pessoas consigam entender, com o qual consigam trabalhar e a partir do qual consigam negociar”, disse o ministro das Relações Exteriores das Ilhas Marshall, Tony de Brum, à Thomson Reuters Foundation, por telefone da França.

A versão atual do esboço do texto é um documento de 85 páginas de opções, incorporando as exigências das quase 200 nações que participam do processo.

Na última rodada de conversas formais da ONU em junho, os negociadores reduziram o documento somente em algumas poucas páginas e encarregaram os vice-representantes de prepararem uma nova versão, que deve ser apresentada na sexta-feira.

Esse documento extra-oficial deve deixar o texto mais objetivo e pode proporcionar uma estrutura maior para se organizar os elementos do rascunho na forma de um acordo legal em potencial a ser acompanhado de uma série de decisões.

A mensagem da reunião de dois dias desta semana em Paris entre delegações de quase 40 países, incluindo 26 com seus ministros, e de um encontro anterior das maiores economias do mundo foi que o texto de negociação deveria ser curto – cerca de 40 páginas – e ambicioso, afirmou De Brum.

“Os ministros deveriam ter algo para levar adiante com o qual estão de acordo”, acrescentou.

A França está realizando um grande esforço diplomático para evitar uma repetição da cúpula climática da ONU de 2009 em Copenhagem, na qual os líderes não estavam dispostos a selar um acordo tão complexo e foram obrigados a costurar um pacto voluntário de última hora.

Fonte: Ambiente Brasil

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br