Ama Sc
Sistema de Busca Interno

China elogia anúncio brasileiro de redução de emissões e oferece ajuda

A China elogiou nesta segunda-feira o compromisso anunciado pelo Brasil de redução de suas emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025, e ressaltou que estará em contato com o governo brasileiro para garantir que a Cúpula de Paris sobre mudança climática, que acontece no final deste ano, seja um sucesso.

“Damos as boas-vindas ao plano de ação pós-2020, e estamos prontos a continuar em contato com todas as partes, Brasil incluído, para que seus esforços sejam um sucesso”, destacou em entrevista coletiva o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hong Lei.

Hong ressaltou que a cooperação chinesa com a comunidade internacional deve seguir o princípio de “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, pelo qual as nações desenvolvidas devem assumir um peso maior na redução de emissões do que as economias ainda em desenvolvimento, o que inclui a China.

Os objetivos do Brasil foram anunciados no domingo pela presidente Dilma Rousseff em um discurso na sede das Nações Unidas durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável.

Além dessa meta, Dilma indicou que as emissões podem ser reduzidas em até 43% até 2030.

Dois dias antes, a China anunciou em Washington, paralelamente à reunião entre o presidente Xi Jinping e o presidente americano Barack Obama, que a segunda economia mundial criará um fundo de US$ 3,1 bilhões para ajudar países em desenvolvimento a diminuir os efeitos da mudança climática em seus territórios.

O país também anunciou o estabelecimento em nível nacional de um mercado de emissões de carbono, que até agora tinha sido testado somente em algumas de suas divisões administrativas.

Fonte: Ambiente Brasil

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br