Ama Sc
Sistema de Busca Interno

Água Doce e CAR são apresentados no Semiárido Show

Com o tema “Território, Água e Agroecologia: Bases para a vida no semiárido”, acontece de terça a sexta-feira (20 e 23/10), a 6ª edição do Semiárido Show, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Esta é a maior feira voltada para a agricultura familiar do Nordeste brasileiro. O evento é voltado para agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes da área. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa do evento com contribuições em diversas áreas.

Serão promovidas palestras, minicursos, capacitações, rodadas de negócios, além da exposição de tecnologias e produtos da agricultura familiar. O coordenador nacional do Programa Água Doce (PAD), Renato Ferreira, fará apresentação da iniciativa que permite, às comunidades rurais do semiárido, acesso permanente à água de qualidade para o consumo humano.

O Água Doce terá uma unidade demonstrativa montada em um estande, disponível durante toda a feira, para que os visitantes possam conhecer o programa e entender como ele funciona efetivamente. Em outro momento, Renato Ferreira abordará o tema “Agenda Verde e a Convivência com o Semiárido”.

Convivência Inclusiva – A Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (SEDR) também participará do evento levando algumas de suas ações ao público. Dia 21, a SEDR é responsável pelo curso “Apicultura – Criação de abelhas Apis mellifera”. Dia 22, tem o curso sobre “Manejo florestal de uso múltiplo para o suporte forrageiro e energético do bioma Caatinga”. Já dia 23, a Secretaria fará uma apresentação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), no auditório 2, e promoverá um curso sobre “Recuperação de áreas degradadas e combate à desertificação”. O CAR, aliás, será o tema do estande do MMA no evento.

Segundo o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, o SemiáridoShow é uma grande oportunidade de conhecimento e difusão das práticas e tecnologias adaptadas à seca. “Tais práticas possibilitam uma convivência sustentável com a semiaridez de forma inclusiva, promovem o desenvolvimento local e a segurança hídrica, alimentar, energética, além da conservação da paisagem, num combate efetivo à desertificação”, destacou ele.

A feira vai possibilitar além das discussões teóricas, a exposição de tecnologias e práticas que garantem a viabilidade da produção apropriada ao clima semiárido.

Semiárido Show – Semiárido Show é o maior evento para a agricultura familiar da região Nordeste. Alçou essa dimensão não apenas pelo tamanho da área de exposição, 20 hectares, nem pela quantidade de tecnologias demonstradas (média de 100) ou pela quantidade de participantes que reúne durante a sua realização – cerca de 20 mil pessoas por edição. Mas, porque, além disso, integra num só espaço os avanços da pesquisa técnico-científica, das políticas públicas e a experimentação agropecuária das organizações não governamentais voltadas para o meio rural do semiárido brasileiro.

Doze dos 20 hectares do Semiárido Show são destinados à instalação de vitrines para demonstração de tecnologias em campo. Os outros oito hectares são ocupados por estandes e salas climatizadas, que abrigarão palestras e minicursos sobre as diferentes tecnologias em exposição. Neste ambiente, também irão ocorrer seminários e fóruns de debates.

Nesta edição, se repete a montagem da Vila da Economia Solidária, um espaço que busca fortalecer as experiências de processamento, comercialização e cooperativismo, bem como propiciar o diálogo de saberes e a troca de experiências entre agricultores familiares e demais participantes.

O formato impulsiona uma dinâmica de articulação institucional entre a área pública e a sociedade civil que contribuem para oferecer possibilidades e estratégias de convivência harmônica, considerando os aspectos climáticos, sociais e culturais do semiárido.

A solenidade de abertura do evento será na Tenda do Semiárido Show, às 9h, do dia 20 de outubro. O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Regional da Pesquisa Agropecuária Apropriada (IRPAA) e conta com outras parcerias. A feira acontece na Embrapa Produtos e Mercados, BR 428, Km 148, em Petrolina, Pernambuco.

Fonte: Ambiente Brasil

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br