Ama Sc
Sistema de Busca Interno

O que restará?

   O mundo que deixarei para meus filhos é exatamente aquele que eles próprios estão ajudando a construir. Pois eles estão presentes, não são apenas o futuro. Pois todos os bens de consumo dependem da natureza, para tanto temos buscar matéria prima no velho almoxarifado.

Aparentemente uma simples pergunta, mas que pode definir o futuro de qualquer sociedade. Sem saber aquilo que queremos, sem traçar metas, sem dar dimensão, não se pode dar resposta alguma. Se entendermos que Rio do Sul caminha a passos largos e procura ostentar o título de capital do alto vale nesta luta desenvolvimentista. Poderemos compreender algumas coisas, porém longe talvez daquilo que desejamos para nossos filhos no futuro. Nada vem sozinho, junto com o crescimento de uma sociedade temos que ter bem claro o sentido do espaço geográfico. Fatores limitantes não podem deixar de serem considerados como; água disponível, áreas próprias para construções, relevo, saúde, segurança etc. Daí a importância de um plano diretor municipal, que atenda a realidade histórico-cultural e econômica de cada local.

Vivemos ainda em um modelo capitalista aonde o crescimento vem em desencontro com qualidade de vida. Queremos uma cidade tranqüila, onde possamos criar nossos filhos, pois o requinte da criminalidade ainda não tomou as dimensões das grandes cidades que, também continuam crescendo. Ou já é o futuro? Será que não seriam estas cidades o espelho para uma Rio do Sul do futuro, com todos seus problemas sociais? Caminhamos para onde? Suicídio?

Tenho a nítida impressão de que o homem com toda sua determinação caminham sem rumo, sem contabilizar os custos ambientais. Será vitima de sua própria sapiência, que lhe conduz para uma armadilha fatal. O tamanho de uma sociedade é diretamente proporcional aos seus problemas, infindáveis. Queremos conviver com isto aqui, em nossa ainda pacata cidade? A resposta poderá ser aquilo que nossos filhos irão encontrar.

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br