Ama Sc
Sistema de Busca Interno

Colapso de Gaia

Muitas vezes as pessoas partem para o ataque, sobre questões ambientais, culpando o homem e seu modo de vida de serem os únicos responsáveis pela situação devastadora em que nosso planeta se encontra. O Colapso será inevitável! Não amanhã, como muitos pregam, mas no futuro ainda distante. O próprio planeta terra já foi inteiramente destruído, varias vezes, não sobrando fauna e nem flora.
O fato é que nossas ações praticadas derivam de nossos sistemas econômicos, culturais, sociais, éticas, religiosidade etc, agravando e muito todo o ecossistema da biota. Muita gente não acredita que teremos que nos adaptar para sobreviver. Os sintomas da desestabilização em nosso planeta é percebido na mudança do clima, que não é apenas o aquecimento, em muitas áreas do planeta ocorre o inverso (frio), na média geral fica mais elevada a temperatura. O nível dos mares está aumentando, a desertificação já é visível e tantas outras modificações ainda imperceptíveis para nós, mas a fauna e a flora já apresentam modificações de comportamento e de populações. A alteração da camada de ozônio.
A história da humanidade vista em diversos cenários revela que no neolítico o homem passa por um período de transição, deixando as aldeias e passando a compor as novas cidades e daí para os grandes estados. Por volta de 10.000 a.C surgia na mesopotâmia o Crescente Fértil, compreendia os rios Tigre e Eufrates onde hoje é o território do Iraque e terras próximas. estendendo-se desde os montes Zagros no Irã. Porque não existe mais esta fartura em tal local? Se lá ainda não existiam tantas pessoas capazes de desordenar tudo, levando a exaustão do sistema e a desertificação? Que fim levou os impérios Astecas, Inkas, Mayas, Egipsios? Todos sucumbiram, mas será que o homem sozinho desordenou tudo? Podemos responsabilizá-lo por tamanha desordem e extermínio?
Na natureza nada pode ser visto isoladamente, uma ação aqui, vai interferir em outro ambiente e assim sucessivamente, é um sistema complexo. Quem lembra de um episódio Bíblico? Aquele que revela um sonho :“ Sete anos de vacas magras e sete anos de vacas gordas”, depois de interpretado o Faraó, determinou que tudo que plantassem durante estes sete primeiros anos seria colhido e armazenado para suportar a período de vacas magras ( seca, pragas na plantação etc.) houve então a necessidade de se adaptarem e naquele episodio foram salvos.
O fato é que os eventos na natureza não ocorrem isolados, a própria natureza por conta do tempo geológico promove varias modificações, muitas vezes quase que imperceptíveis para nossos olhos. Duvida? Que fim tiveram os dinossauros se o homem ainda não existia? Só não me diga que foi o tal de cometa! Foram tantos os fatores que levaram a escassez de alimento sobre o planeta, que não só os (Dino) foram extintos, mas também muitos espécies de vegetais e animais. A insustentabilidade gerada no sistema e provocada por vários fatores, que junto com a intervenção humana leva a exaustão. Para que o modelo proposto pelos cientistas possa garantir ao meio ambiente a sustentabilidade é necessária uma fina sintonia entre três pontos, Homem – Natureza – Economia. É a única forma de prolongarmos nossa existência, garantindo assim a futuras gerações um ambiente digno e saudável art. 225 da Constituição Federal.

Luiz Carlos Ledra

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br