Ama Sc
Sistema de Busca Interno

Ambiente limpo, não é o que mais se limpa, mas sim o que menos se suja

Pode parar!

Quando tratamos de LIXO relacionado ao meio ambiente não podemos fazer certos tipos de cálculos, especialmente os equivocados. Segundo a Organização Mundial de Saúde, geramos por dia em média de 1,5kg de lixo entre sólido e líquido por pessoa.
Entendido isto, temos bem claro quanto cada fonte geradora (casa, comércio, indústria) produzem. Portanto basta fazer o cálculo certo.
Exemplificando: uma casa com duas pessoas, gera três quilos de lixo diário. Certamente estes não poderão pagar o mesmo valor de casa com cinco ocupantes que geram 7,5 quilos diários. É necessária a cobrança diferenciada e de acordo com parâmetros da OMS. Até mesmo porque o município paga por tonelada recolhida e transportada.
Para baratear mais ainda podemos criar uma espécie de selo verde. Onde a coleta seletiva seria creditada a cada domicílio o valor correspondente ao produto recolhido.Devemos promover a educação ambiental em nossas ações. Esta não pode ser apenas uma utopia.
Estes selos ou hologramas, poderiam ser convertidos em reais em qualquer agência bancaria ou em demais pontos. A comunidade não pode permitir que façam cálculos a partir de quantas vezes o caminhão passa em sua rua. O correto é pagar pelo serviço que ele me presta, ou seja, pelo lixo que eu produzo!

Luiz Carlos Ledra

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br