Ama Sc
Sistema de Busca Interno

Adaptar-se. Verbo ou sabedoria?

Todos os seres vivos existentes, que curiosamente sobreviveram a tantas mudanças e devastações em nosso planeta nos últimos milhões de anos, com certeza não foram pelo simples acaso ou piedade da natureza. Teriam eles a sabedoria e/ou a capacidade de adaptar-se a estas mudanças? Esse tema, que parece não ser compreendido pela maioria dos humanos, que muitas vezes julgam-se serem superiores, complexos e senhores de tudo.
Não seria hora de algumas mudanças em nosso modo de encarar algumas catástrofes por conta da mãe natureza, especialmente aquelas trovoadas típicas de verão que são de tirar o fôlego e de dar muita dor de cabeça para todos?
Que tal definitivamente acreditar que elas ocorrem e cada vez com mais intensidade! Os agravantes são por conta de vários fatores entre eles, a impermeabilização do solo (Imobiliário), compactação do solo (Agricultura) e o aquecimento global.
Faça sua parte compense estes agravantes com ações mitigadoras. Aproveitar a água da chuva em cisternas, manter livre sempre que em seu domínio qualquer via pluvial desde calhas em telhados até o solo deixando-o mais permeável possível, sempre com cobertura vegetal (Grama).
Não subestime a forca da natureza embora indefesa ela sempre dê um jeitinho de vingar-se. Não guarde entulhos em sua casa. Vamos sugerir para isto o “Dia do Bota Fora” onde teríamos a possibilidade de descartar estes matérias sem que sejam em nossos ribeirões, rios ou terrenos baldios. Por enquanto ainda estamos perdendo para muitos seres vivos que não esperam os órgãos públicos tomarem iniciativas. Eles tomam atitudes para não morrerem soterrados em encostas ou afogados pelo tsunami a exemplo dos elefantes que fugiram na Indonésia.
Jogue limpo com o meio ambiente, você será o beneficiado.


Luiz Carlos Zico Ledra

Voltar
 Ama Sc
Downloads
AMASC - AGÊNCIA DO MEIO AMBIENTE - Todos os Direitos Reservados
Rua Leopoldo Ledra, 585, Santana e
Parque Universitário Norberto Frahm - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Bairro: Centro - Rio do Sul-SC - CEP 89160-000
Fones: (47) 3521-2324, (47) 3521-3000 e (47) 9951-3123
atendimento@amasc.com.br